Dedos No Teclado



msgbartop
msgbarbottom

Mudar automaticamente e periodicamente o fundo de tela no Gnome e KDE

23/08/08 Marcus Aragão - Arquivado em Linux - Tags: , , , , , , , , , , ,

[digg=http://digg.com/linux_unix/Mudar_automaticamente_o_fundo_de_tela_no_Gnome_e_KDE]

Desktop Drapes é a primeira das aplicações que vamos comentar que permite trocar automaticamente o fundo de tela do desktop Gnome.

 

Por padrão, o programa vai fazendo um rodízio de wallpapers entre todas as imagens que estão em Sistema -> Aparência -> Fundo de Tela, além de poder especificar qualquer outro diretório a partir das preferências, de modo que poderemos manter uma pasta com todas as imagens que queiramos fazer rodízio na tela.

Também pode-se personalizar uma mudança automática e periódica, assim como o tempo que deve permanecer cada imagem.

Desktop Drapes está disponível para ser instalado a partir dos repositórios da maioria das distribuições, além de poder baixar o código fonte a partir da página oficial. Para compilá-lo e instalá-lo você mesmo, basta descompactar o pacote, acessar o diretório criado e a partir do terminal executar os comandos”

./configure

make

sudo make install

Como alternativa, também para o desktop Gnome, temos Wallpaper Tray. Trata-se de uma pequena aplicação que fica minimizada na área de notificação, com uma visão prévia do fundo de tela atual. Nas preferências pode-se especificar qual o tempo para fazer a mudança, as opções da imagem e a forma de ordená-las (aleatóriamente, por data ou por nome). Wallpaper Tray também está nos repositórios das distribuições mais populares e o código fonte está na página do projeto.

 

Para o desktop Gnome também dispomos de Wallpapoz, uma aplicação praticamente com as mesmas características comentadas anteriormente. O desenvolvedor principal deste programa já anunciou faz quase um mês que não vai continuar com o desenvolvimento, já que as novas funcionalidades que os usuários propõem exigem demasiado tempo e as que existem já abrange as mais importantes de forma estável. Pode-se instalá-lo baixando o código fonte a partir da página oficial, ou também há um pacote DEB em GetDeb para os usuários do Debian/Ubuntu.

 

No caso do desktop KDE a coisa é mais simples, posto que o próprio gerenciador de aparência permite marcar a opção de Slideshow para ir variando os wallpapers do diretório de imagens que se especifique, como se pode ver na imagem abaixo:

 

Por último, outro programa com um objetivo similar é o Webilder, além de utilizar imagens do serviço web Flickr para usá-las como fundo de tela. Este outro programa funciona corretamente tanto em Gnome como no KDE, automaticamente baixa e utiliza as fotografias mais populares do momento, além de poder restringir somente as de um determinado autor ou as categorias  com uma tag específica.

 

Está claro que temos muitas alternativas para evitar ter sempre a mesma imagem. Não há desculpas para não ter um desktop com um pouquinho de movimento e variedade.

Páginas Oficiais | Desktop DrapesWallpaper TrayWallpapozWebilder

Via Genbeta



2leep.com

Comentários:

  1. |

    Não lhe ficaria mal colocar a fonte…..

    http://www.genbeta.com/2008/08/19-cambiar-automatica-y-periodicamente-el-fondo-de-pantalla-en-gnome-y-kde

    Responder este comentário
  2. |

    Oi RedTuxer, obrigado pela observação. Já fiz a indicação da fonte e como você pode observar nos meus posts, isto é uma prática normal. Neste caso passou batido.

    Obrigado pela visita!

    Abraços.

    Responder este comentário

Deixe um comentário





© Dedos No Teclado / Design: Smashing Wordpress Themes
O Dedos No Teclado utiliza exclusivamente Software Livre e está sendo desenvolvido sobre Wordpress, com armazenamento em base de dados MySQL e roda em servidor web Apache.